31 janeiro 2007

donas de casa desesperadas

São as minhas novas companhias de almoço. E são uma companhia fantástica! Senão, vejam: não tenho de preparar comida para elas; chegam sempre a horas (13h30, na Fox); não se importam com a roupa que vesti nesse dia; fazem toda a despesa da conversa e têm sempre novidades escaldantes; e ainda me dão intervalos para ir pôr a louça na cozinha e fazer festas aos cães.

Identifico-me mais com a Lynette, a Gabrielle e (o meu lado mais arrumadinho) a Bree. E vocês?

Não compensa exactamente o facto de ter de ir todos os dias almoçar a casa para passear os cães e não poder estar com as minhas amigas a sério, mas é um consolo.

29 janeiro 2007

tudo a postos

Finalmente, conseguimos acabar de fazer as compras todas para o Gustavo - é impressionante a quantidade de coisas que é preciso ter (e nós até nem somos nada de exageros). Como diz o Ricardo Araújo Pereira, isto dos bebés é mesmo gente que não interessa a ninguém ;). Está tudo lavadinho, passadinho, dobradinho (é tudo tão microscópico que mesmo para as minhas pequenas mãos não foi tarefa fácil, devia ter brincado mais às bonecas quando era miúda) e guardado na nossa mala. A mala olha agora ameaçadoramente para mim, junto à entrada do quarto, como quem diz: tic, tic, tic, tac (não, não vem aí a música da Floribela), estás aqui estás a abrir a pernoca para o pôr cá fora. Supostamente, ainda falta mais de um mês mas tenho cada vez mais a sensação que, infelizmente, ele se vai querer despachar... Aguenta aí Gustavo. Nós estamos preparados mas tu ainda não. Deixa-te lá crescer mais um bocado dentro do quentinho da minha barriga.

26 janeiro 2007

barrete

do It. barretta, sólidéu
s. m.,

carapuça;
espécie de boné sem pala, de trazer por casa;
cobertura quadrangular para cabeça de clérigo;
obra de fortificação com três ângulos salientes e dois reentrantes;
segunda cavidade do estômago dos ruminantes;
Ornit.,
nome de pássaro, também chamado picanço.

(in Dicionário da Língua Portuguesa On-Line)


Fantástico, não sabia que tinha todos estes significados! Refiro-me apenas ao da carapuça, porque verifiquei, na manhã gélida de hoje em que Lisboa acordou, que quase ninguém usa. A família gralha, pelo contrário é grande fã. A cabeça é das partes do corpo por onde se perde mais calor, por que é que é das últimas a ser protegida? Acho que é mais um reflexo da nossa mania que vivemos num país sub-tropical. Vá lá meninos, experimentem! Vão ver como sentem quase metade do frio. E até há uns tão giros.

25 janeiro 2007

a grande conspiração

Tenho cá para mim que está a decorrer uma grande conspiração na blogosfera para me fazer, pessoalmente, fome. Amiguinhos, não é preciso, eu já acordo a sonhar com tostas mistas! Senão, vejam, esta Maçanica propõe uma receita de Hot Cross Buns; A Margarida já tem lista de espera pela sua mousse de ananás, logo depois de me pôr a salivar por bolachas Maria cobertas de manteiga; estoutra Pipoca deu em cozinheira e deixou-me quase a lamber o monitor do computador com a foto de uns lindos brownies... Tenham dó, eu trouxe fruta, iogurte e bolachas integrais para os lanchinhos! Vou lá abaixo comer um croissant com chocolate e acabou-se a papa doce (literalmente).

23 janeiro 2007

curso de preparação de parto

Há cerca de um ano estava a terminar o curso de mergulho. Agora estou a terminar o curso de preparação de parto :D. Estranhamente, têm ambos várias coisas em comum: "metem água", envolvem o carregar bastante peso (mesmo assim o Guguinha pesa muito menos do que a garrafa...) e destinam-se a descobrir um admirável mundo novo!
Nesta recta final, e depois de uma maratona de 4 horas ontem (compensação das faltas durante a lua-de-mel), devo dizer que estou muito satisfeita e recomendo a todas as futuras mamãs. Não encontrei nenhum paternalismo nem côr-de-rosismo excessivo, como temia, mas uma técnica muito competente, com sentido prático e que nos transmite a confiança necessária. Basicamente: vai doer? É provável. Podemos lidar com isso? Depende sobretudo de nós.
Na altura logo direi se as respirações e os exercícios ajudaram ou não. Devido ao meu bom feitio (cof! cof!), pressinto que vou ser uma grávida um pouco desagradável. Mas, pelo menos, a partir do momento em que compreendo melhor a fisiologia da coisa, sinto que as rédeas estão também nas minhas mãos. A última coisa que queria era ter a sensação de ser um perú a ser recheado sem ter nada a ver com o assunto, mera espectadora de qualquer coisa que se passa abaixo do meu próprio umbigo. É claro que há sempre muitas surpresas... Veremos.

22 janeiro 2007

a arrogância humana

Sou só eu que acho que este planeta não é meu para estragar? São estas coisas que acendem em mim a faísca do fundamentalismo ecológico. O problema é que nem com fundamentalismos se resolve alguma coisa...

19 janeiro 2007

ar puro

Hoje não estou muito exigente. Ao sair de casa, neste dia de céu azul, e ao caminhar pelas ruas sujas da minha querida cidade - tentando em vão escapar aos escapes e bafos de cigarro dos outros transeuntes - apeteceu-me algo... bom. Apeteceu-me percorrer o alto da minha Falésia a pé. Respirar os pinheiros, a argila, a esteva, a areia, as oliveiras e o mar lá em baixo. Só eu e o M., andando devagarinho pelos caminhos que já sabemos de cor. Chegar ao fim e molhar os pés nas ondas pequeninas. Mais nada.


18 janeiro 2007

"pode comer mais guloseimas"

"senão ainda tem o bebé e fica com menos peso do que tinha antes."

E o prémio "Querida do Ano" vai para... A minha médica !!! (clap, clap, clap)
Alguém que nos diz que somos "estreitinhas"e que podemos comer uns chocolates, que só nos fazem bem, é um achado, não é? ;) Além disso ainda é boa médica e tratou-me sempre impecavelmente ao longo deste percurso. Aqui fica por isso, mais uma vez, o meu tributo aos serviços públicos de saúde (que é para variar um pouco do que se passa com a Segurança Social e as Finanças, por exemplo). A partir de agora, vamos ser seguidos na MAC. E toca a fazer a mala!

17 janeiro 2007

pedaço de coisa linda

Desde que ouvi esta música ontem não consigo parar. É linda, linda, linda. Daquelas que nos fazem parar tudo o que estávamos a fazer e ficar verdadeiramente emocionados com a capacidade do ser humano de criar coisas mesmo perfeitas.

Merry Christmas Mr. Lawrence, de Ryuichi Sakamoto

P.S. Já temos Clix SmarTV! Vivaaaaaa! Acabou-se a ditadura dos 4 canais! Vou ver a Fox até ficar com os olhos trocados :)

16 janeiro 2007

parabéns blogue!

Hoje este blogue faz um ano de idade, hurraaaaaa! Quando comecei a escrevê-lo, nunca imaginei que iria tomar estes contornos já que não sonhava as voltas que a minha vida ia dar. Entretanto, quase toda a gente (excepto alguns amigos e a minha família... acho eu!) sabe da sua existência, o que condiciona um bocadinho os temas. Continuo a ter de fazer algum esforço para não cair no que seria mais fácil para mim - o sarcasmo, a crítica e as dentadinhas maldosas sobre diversos assuntos - mas não é esse o tipo de blogue que me apeteceu construir (ainda que saiba apreciar os dos outros que assim são). Muito obrigada aos visitantes habituais e, sobretudo, a todos os que têm tido a paciência de comentar!

No seguimento do post de ontem, e depois da ecografia que fiz há pouco, acrescento para os interessados que o Gustavo está bom e recomenda-se. Os parâmetros estão todos normais à excepção da dimensão dele que, como eu já suspeitava pelo tamanho da barriga, é grandota: percentil 79 e 2,300 kg. Vamos lá a ver como é que eu, pequena gralha, vou parir isto tudo...

15 janeiro 2007

actualização da gravidez

Às 32 semanas e 3 dias...
... Acho que se acabaram as noites descansadas em que dormia de seguida (não me posso queixar, há quem não as tenha desde muito mais cedo), apesar de ainda ter posição para dormir - o problema é o calor e os pesadelos.
... Começo a sentir uma pressão um pouco incómoda sobre o colo do útero e, em cima, no tórax, dificultando-me a respiração e as digestões.
... Amanhã vou fazer a última ecografia e já andamos a fazer as últimas comprinhas para o enxoval do gralhinho. Mas ainda falta tanta coisa!

Em síntese, acho que está a ser um terceiro trimestre muito fácil (veremos até quando), em que me sinto leve e ágil como uma gota de água. Bem, se calhar é mais como um floco de neve. Como uma pedra de granizo e não se fala mais nisso.

11 janeiro 2007

o casório

Ora cá estou eu de volta, Mrs. Gralha, casada e retemperada depois de uma lua-de-mel curta mas muito agradável. O casamento em si foi o mais simples possível, tendo o momento mais engraçado sido quando atirei o meu pseudo-bouquet à única solteira presente (a minha prima R.) que, mesmo assim, fugiu daquilo como o diabo da cruz. A cerimónia agora é tão automática e desengraçada que já nem tem de haver testemunhas nem se assina coisa nenhuma. Mais um bocadinho e casávamos pela Internet.

Lá dissemos meia dúzia de palavritas, tirámos umas fotografias e está feito o serviço! À noite, jantámos com a família mais próxima (só pais, irmão e avós) e ala para Sintra, onde passámos a noite de núpcias - e ainda tivemos direito a um engarrafamento no IC19, apesar de já passar da meia-noite.

No dia seguinte, seguimos para o Crato, onde ficámos nesta pousada muito bonita, num antigo mosteiro, e tivemos direito a todos os miminhos por sermos recém-casados.

Ficámos por aquela zona dois dias, a descansar muito e passear pela região. Ainda tive direito a uma visita não muito agradável ao hospital de Portalegre porque, no Domingo passado, acordei com uma dôr persistente na barriga e não quisemos deixar de verificar se estava tudo bem com o Guguinha. A visita foi pouco agradável não pelo hospital em si nem pelos resultados da mesma - fiz o primeiro CTG e uma ecografia e está tudo em ordem (foi só uma distenção muscular, felizmente já passou) - mas pelo médico que me atendeu e que era muito bruto, no sentido físico da coisa.
Deixámos o Norte e o interior do Alentejo e rumámos ao Sudoeste, passando por muitas vilas e localidades bonitas (sempre fui grande fã de todo o Alentejo). Desta vez, ficámos numa casa de turismo rural que abriu recentemente e da qual aproveito para fazer publicidade - chama-se Naturarte - já que é mesmo única e muito agradável para uma estadia de puro relax.


Agora, de regresso ao trabalho! E tanto que tenho para fazer... Muito obrigada pelas felicitações de todos e ainda bem que as meninas gostaram da festa ;)

04 janeiro 2007

despedida de solteira

Atenção: se és meu noivo e ainda queres casar comigo amanhã, se calhar é melhor não leres o que se segue

Ora lá por não ter direito a uma despedida de solteira a valer, não quer dizer que não faça a despedida à minha maneira. Assim sendo, convido todas as minhas caras leitoras mais assíduas, bem como todas as minhas amigas e primas para o seguinte evento (infelizmente realizado apenas na minha cabeça).

O cenário é uma praia, numa qualquer ilha privada das Caraíbas. A decoração resume-se a uma quantidade razoável de puffs, espreguiçadeiras, camas de rede e uma mesa rasteirinha rodeada de archotes. A servir o jantar, temos o Colin Firth, o Diogo Infante, o George Clooney e o Vince Vaughn, que ficam bem de casaca e camisa branca, certamente. Estou sentada à mesa, rodeada das minhas amiguinhas, enquanto o Daniel Craig, um querido, vai garantindo que tenho sempre a taça cheia de champanhe. Naturalmente que, para quem quiser, temos também uma selecção dos mais requintados tintos do Douro e do Alentejo, além dos melhores Mojitos, Cubas Livres, Caipirinhas, Coca-cola sem-ser-light-mas-que-não-engorda, sumos de fruta acabados de fazer e muitas outras bebidas. Para que não me acusem de embriagar o pessoal sem oferecer nada para comer, a mesa está também repleta de coisas boas para trincar: lagosta, lagostim, camarão tigre, ostras, espargos verdes, salmão e bacalhau fumado, caviar, presunto pata negra, carpaccio, uma grande variedade de pastas, sushi, sashimi (que o Ralph Fiennes me vai servindo aos pedacinhos) e pãozinho mal cozido, acabado de fazer, de diversas variedades. Para terminar, as sobremesas incluem os inevitáveis cheesecakes, a tarte de ameixa que a minha Mãe não faz há imenso tempo, tarte de limão merengada, uma variedade de chocolates, gelados e toppings, crumble de maçã e uma taça gigante de frutos silvestres geladinhos. Para nos entreter enquanto comemos, e depois de o Rodrigo Santoro me contar ao ouvido o que se vai passar nos próximos episódios dos Perdidos, alguns rapazitos - o Ashton Cutcher, o Benjamin Bratt, o Jamie Foxx, o Reynaldo Gianecchini e o Val Kilmer - fazem o favor de desfilar uma colecção de fatos de banho da próxima época. Quando o desfile terminar, sobem ao palco os Police, que cantam todos os meus temas favoritos. Estou muito emocionada com esta reunião deles, passado mais de duas décadas, de modo que é melhor o Kevin Costner e o Harrison Ford ampararem-me e secarem-me as lágrimas de alegria. O Sting, que não me quer ver abalada, chama-me para o palco e dedica-me o Every Little Thing She Does is Magic (meu querido, não era preciso tanto!). Quando o concerto termina, ainda há tempo para o DJ do Plateau de há 10 anos (não faço ideia se ainda é o mesmo mas suspeito que sim) passar os meus temas favoritos dos 80's, enquanto eu e as amiguitas dançamos até cair para o lado. Se cairmos, não há perigo, para além dos demais convidados, estão lá o Denzel Washington, e o Matthew McConaughey para nos segurarem. Guardo a minha última dança para o José Mourinho, pobrezito, que anda a precisar de consolo depois dos últimos resultados do Chealsea.
Que overdose! :)))

02 janeiro 2007

feliz ano novo!

Entro em 2007 a caminhar como um pinguim côxo (para além da barriga, dei um jeito qualquer ao joelho) mas com muita alegria :)
Este fim-de-semana foi óptimo, deu para descansar bastante, fazer as últimas comprinhas para o casamento (é verdade, consegui um vestido onde coubessemos o gralhinho e eu), e ainda para um belo passeio pela minha linda Lisboa. Aproveitámos o calorzinho que esteve no Domingo e fomos de metro até à Baixa, a pé até ao Cais do Sodré e, daí, de comboio até Belém, sempre a tirar fotografias e a namorar como dois turistas in love. A passagem de ano foi caseirinha mas ainda bem, porque já não tenho mesmo pedalada para mais.
E pronto, agora estou de volta ao trabalho - tenho a sensação que sou a única pessoa a trabalhar num raio de 5 km, mas enfim - e tenho mesmo de arregaçar as mangas porque há muito a fazer. Deixo-vos com o tão esperado nome do meu gralhinho - Gustavo - fazendo votos para que este ano que, para mim, é dele, o traga no tempo certo, com muita saúde e boa disposição, e que esta nossa família que começa esteja sempre fundeada no amor, na paz e na alegria, mesmo nos momentos mais difíceis. E quero lá saber se este desejo é piegas, é o meu desejo!