31 janeiro 2010

já tenho mais um sobrinho!

Já nasceu o Lourenço, o filho da minha amiga Vera :) Não sei detalhes, mas parece que estão bem. Fico muito feliz por acordar com uma notícia tão feliz neste dia de sol! Quem vem a seguir, será a Ana C.? Será a Morgy? Eu é que não devo ser de certeza, que o Diogo está à espera da avó que chega no próximo Sábado, como um lindo menino.

30 janeiro 2010

que feiinha que é a inveja

De cada vez que vou às consultas de saúde materna apanho uma enfermeira diferente. Quanto mais elas pesam, mais peso me atribuem naquelas fabulosas balanças de merceeiro com que nos avaliam (e o inverso também se aplica). A sério, porquê? Acham que uma pessoa já não sofre o suficiente quando, ao comprar o bilhete para este país, o peso passa automaticamente para os 3 dígitos?

29 janeiro 2010

com 13 dias de atraso

Isto fez 4 anos. Isto é o gralha dixit. A minha vida mudou muito ao longo deste período de tempo, os temas mudaram q.b. e eu também mudei um bocadinho. Mas só um bocadinho, e acho que ainda escrevo de uma forma semelhante. Será que ainda há algum leitor que me acompanhe desde o início? De qualquer forma, obrigada aos antigos e novos visitantes que por cá passam. Para mim, ainda vale a pena abrir o blogger e dizer meia dúzia de coisas de vez em quando - sempre foi esse o objectivo.

28 janeiro 2010

eu até gostava de ser sempre a mãe extremosa

e dizer que nada mais me passa pela cabeça agora do que o meu filho mais velho, quase a tornar-se irmão mais velho, e o meu filho mais novo, quase a tornar-se cidadão americano (cruzcredo!). Mas não, também me passa muito pela cabeça o Guincho. A minha praia do Algarve. O Bairro Alto (e mojitos que lá bebi). Agorinha mesmo, fecho os olhos e estou no recolhimento da minha igreja. E nada me apetecia mais do que caminhar até lá, desligar o telemóvel, desligar-me de tudo lá fora, e ficar em silêncio a rezar um bocadinho.

27 janeiro 2010

um post útil

Amigas grávidas, aceitemos a realidade: nesta recta final, ninguém nos pode valer senão nós próprias. E agora só há um momento do dia em que não ando "ai, ui!", sem saber para onde me virar. Esse momento é quando faço o meu Yoga. Não deixem de experimentar, senão Yoga, alguma forma de alongamentos e respiração controlada. Vejam na net, perguntem à vizinha, comprem um livro sobre isso, qualquer coisa. Vale a pena.

26 janeiro 2010

pequena inquietação cor-de-rosa

Por que é que, de todos os milhões de cabelos que tenho, os únicos que se recusam a agarrar a tinta "light golden brown" que lhes aplico são os dois brancos que tenho no sítio onde faço a risca ao lado? Será que devo experimentar tinta da china?

25 janeiro 2010

angústias (sub)urbanas intemporais

A maioria dos blogues de autoras femininas que falam sobretudo de sapatos e de relações presentes, passadas e futuras (que é para não lhes chamar "blogues de gajas", que elas costumam ofender-se com o conceito) têm como grandes referências do imaginário ficional as personagens do Sexo e a Cidade ou do Lipstick Jungle. Neste momento da minha vida, o programa cujo enredo me faz sentir mais identificada é mesmo o Mad Men. Para além da série ser mesmo muito boa, bem escrita, e com uma cenografia espectacular, consegue deixar-me caladinha a pensar sobre como o papel das mulheres tem mudado tanto (ou tão pouco) na sociedade ocidental. E de como eu podia ser quase qualquer uma daquelas personagens.

24 janeiro 2010

faz de conta que é dia de são valentim

Se há coisa que admiro no meu homem é que, nos 13 anos em que o conheço, nunca sequer pestanejou perante um desafio que lhe coloquei. E eu gosto de desafiar (acho que ele gosta de ser desafiado). Se calhar isto é imaturo mas, para mim, não há nada pior que um homem caguinchas. Bom, talvez um homem caguinchas e preguiçoso.

22 janeiro 2010

o que se passa com os pipis?

Apercebo-me agora que, das várias co-grávidas de termo que conheço por aí, sou a única que não tem programada uma cesariana. Tudo muito bem que as cesarianas servem para evitar problemas sérios e eu não sou nenhuma defensora do sofrimento nem advogada do parto natural a todo o custo. Mas o que se passa com o(s) nosso(s) sistema(s) de saúde para tanta gente ter de ir à faca? De repente, os pipis andam a ficar incompetentes? Eu própria já receio que, se não chegar ao hospital com metade do bebé a espreitar, eles resolvam sacar do facalhão. Com isto tudo, tenho uma pontinha de inveja porque sou a única que continua na santa ignorância de quando se dará o grande acontecimento. E eu nunca gostei de surpresas.

21 janeiro 2010

tão linda, a inocência das crianças

Uma grande vantagem de estar num sítio onde ninguém nos compreende, enquanto o nosso filho esta na idade na inocência, é que não passamos certas vergonhas. Ou melhor, não passávamos, até ao dia em que o antigo chefe do pai gralho - português - veio jantar cá a casa. E o Gugas declarou, entre o prato principal e a sobremesa, que estava com um certo problema de rigidez numa certa parte do corpo.

18 janeiro 2010

martin luther king, jr.

"Hoje as lojas estão fechadas porque é feriado, Gugas. É o dia do Sr. Martin Luther King, Jr. Foi um senhor muito corajoso porque veio dizer que não há pessoas mais importantes do que outras. E que não podemos maltratar ninguém. Percebes?"
"Hum, hum."

(ainda bem que para ele é assim tão simples e tão óbvio.)

14 janeiro 2010

plano de parto 2.0

(tradução um bocado livre)

Caro Dr. House - ou lá quem vai assistir,
Agradeço que, na medida do possível, e sempre que a minha saúde e a do meu bebé estejam asseguradas, sejam atendidos os meus pedidos aqui brevemente enunciados:
Por favor, não me atem à cama com o CTG nem me enfiem cenas estranhas por via intravenosa sem me avisarem antes.
Deixem-me estar sossegadinha, na posição que me apetecer, ou passear. Prometo que não roubo material nem provoco nenhum motim entre as outras parturientes.
Expliquem-me todas as intervenções necessárias e não façam de conta que eu não estou ali ou que não entendo o que se passa só porque estou a resmungar em estrangeiro.
Não quero turminhas de alunos a estudar a minha passaroca. Ela deseja ser observada só o estritamente necessário e, de preferência, por senhoras muito velhinhas e experientes.
Não digam "good job!" quando eu estiver a deitar o moço cá para fora como se eu fosse uma criança de 2 anos a construir uma torre de blocos.
Quando o meu bebé nascer, e se estiver tudo bem, devolvam-mo. É meu.

Tanquiu verimatche, gralha

(a parte melhor de todas vai ser que, desta vez, posso dizer todas as asneiras que me apetecer, que ninguém me compreende. Acho que isso ajuda tanto que vou dispensar a epidural)

12 janeiro 2010

36 semanas

A segunda gravidez custa mais do que a primeira. Não sei se é da minha provecta idade, se este bebé é (ainda) maior do que o outro, se sou eu que não tenho uma vida tão activa. Mas agora custa-me respirar e custa-me dormir. Não sei se me sente, se me vire, se me deite de barriga para o ar. Fico mesmo cansada só de estar uma hora a passar a ferro. E tenho o Guguita com febre, coisa que não acontecia há 9 meses. Já não me lembrava deste estado de alerta permanente, que não nos deixa pensar em mais nada. Nunca mais é Fevereiro...

10 janeiro 2010

ganhando coragem para a ecologia

O diabo da pegada ecológica esmaga-me de culpa quando sinto que a estou a aumentar. É o caso provável aqui nos EUA, onde, por exemplo, a sofisticadíssima cidade de Nova Iorque só permite a reciclagem de embalagens de medicamentos (felizmente, em Princeton só ainda não descobri destino para o vidro, o óleo e as pilhas). E nem vamos falar do consumo de tudo e mais alguma coisa. De modo que ando em pesquisas para ver se consigo dar o passo de gigante que é trocar as fraldas descartáveis pelas reutilizáveis. Se fôr muito mais caro, está fora de questão. E a trabalheira, senhores? Já assim passo a vida na lavandaria (uma das divisões da casa, não um estabelecimento comercial). E será que aguentam o mesmo que as descartáveis? E ficam mesmo bem lavadinhas? Ummm... Vou continuar a pesquisar e depois logo se vê.

Actualização: No primeiro mês vamos usar descartáveis. A partir daí, vamos experimentar umas reutilizáveis que há cá à venda no Wal-Mart (tipo Lidl) por 50 dólares/embalagem de 5. Se forem boas, compramos umas 25 e logo se vê... As que vi referidas nos blogues e sites portugueses são muito mais caras, o que, a juntar ao custo da água e electricidade, duvido que acabe por compensar. Depois logo vos dou o nosso veredicto.

09 janeiro 2010

jerusalém

É com humilde sentido de dever que vos recomendo que leiam o último livro de Mia Couto, Jesusalém. Muito, muito bom. Dava a perninha direita para escrever assim.

N.B. O livro chama-se Jesusalém. Deixo o erro no título do post porque fui naba o suficiente para não reparar antes. Obrigada Ana!

06 janeiro 2010

só mais um pouco

Tentando enganar-me que ainda tenho controlo sobre alguma coisa, a partir das 35 semanas está marcado o início da recta final. Como no remo, em que, por volta dos 1500 m, começamos a aumentar a cadência da remada e já só temos cabeça para respirar e tentar fazer bem o movimento da entrada-saída das pás na água. Ou na meia-maratona, em que por volta dos 18 km já só pensamos "meta, meta, meta, eu consigo". Isto das gravidezes tem muito de competição desportiva.
Agora, fazer a mala. Preparar-me para a amamentação. Fazer alongamentos para não martirizar demasiado as articulações e a musculatura na hora P. Escrever o plano de parto (será que alguém o vai ler?). Agarrar-me à almofada a dormir com muita força, porque dormir vai ser uma miragem daqui a nada. Ora bolas, lá vou eu ficar estúpida que nem uma porta outra vez. Espero que passe.

02 janeiro 2010

resoluções para 2010

Para que conste, não cumpri uma única das minhas resoluções para 2009. Paciência.
Este ano vou:
Emagrecer 10 kg em Fevereiro (7 podem ir logo no mesmo dia e tudo).
Acabar o meu site e voltar a trabalhar.
Ser feliz.