18 maio 2007

grandes seios

O título é só para enganar mas é verdade que vou falar sobre maminhas. A quem não se interessa por bebés, é favor passar ao largo deste post porque vai ser sobre bebés e coisas de bebés, que podem ser chatas para quem não se interessa por bebés.

Pronto. Ainda há alguém aí? OK, é que ando um bocado angustiada. Somos bombardeadas com pressão para amamentar desde as primeiras consultas de saúde materna. É certo que "perguntam" se vamos amamentar, mas há toda uma campanha nesse sentido. E ainda bem que há. Ora bem, sempre quis fazê-lo e eis-me aqui. Tal como já pude dizer, tive muita sorte porque correu bem desde o início e nunca doeu nada. Até aqui, maravilha. Ora o que se passa é que eu vejo toda a gente que dá leite em pó com os bebés a ficar gordinhos, gordinhos e a dormir noites inteiras, ao passo que o meu só cresce para cima (pelo menos isso) e quando faz intervalo de 6 horas entre as refeições à noite é uma grande festa. Eu sei que os bebés são todos diferentes mas... Parece tão mais fácil dar biberão: a independência (eu não posso estar mais de 3 horas longe do Gustavo), a preparação a qualquer hora (a maminha tem de encher), os resultados à primeira vista... Os meus dias são mais maminhocentricos que bebecentricos, e isso eu não esperava: quando não estou a dar de mamar, estou a tirar leite para guardar para o suplemento da noite (única maneira de ele aguentar mais de 3 horas à noite).
Posto isto, não, não estou a pensar desistir. Ainda acredito que isto é importante para as defesas do organismo do meu filho, este leite sempre lhe provoca menos cólicas (e já assim tem tantas...) e também por mim que, apesar do que disse aqui atrás, adoro dar de mamar ao meu filhote. Pronto, era só um desabafo.

Bom fim-de-semana!

7 comentários:

Pipoquita disse...

Sem dúvida um post com razão, a amamentação dá algum trabalho realmente...
Fazes bem em não desistir, vais ver que acaba por ser um "esforço" compensador e que o Gustavo irá ter muito mais defesas!

Beijocas nossas!

Sónia e MI disse...

Amamentar não é tarefa fácil :S

Sara MM disse...

só acho secante a parte de tirar leite. e quase me recuso... só tirei para ter um stock de emergência e para qd fôr para fora... de resto, se nõ estou, come. ah! mas com 2 meses o gralhinho ainda não deve gostar de sopa! :oD


Bjss, de mamuda para mamuda! .o)

Anónimo disse...

Eu queria amamentar, mas fui pouco "leiteira", na maternidade cheguei a ter 3 enfermeiras a apertarem-me as maminhas e... quase nada!!!
Dei um mês e meio, com suplemento, até que a fonte secou!
Graças a Deus o Amadeu é um bebé forte, com 13 meses está a ter febre pela primeira vez (molares velhacos), mas sim, acho que o leite made in mamã é sempre melhor, embora dê trabalho!

Beijocas

Anónimo disse...

Se vieres diz, sim, sim!!!
Tinha um casamento (lembras-te da minha colega de quarto?), mas como é no Porto não vou arriscar a viagem, então por cá estarei!!!

Beijocas

Catarina disse...

podia fazer minhas as tuas palavras, com a excepção que comigo custou um bocadinho de início, mas agora dar de mamar é mesmo o melhor do mundo. Ainda este fim de semana estive com uma prima da minha isabel e ela é tão gorduchinha e a minha é comprida e elegante. Sinto-me sempre insegura, pensando que o meu leite poderá não chegar, mas até agora tem corrido tudo muito bem e pretendo manter até que seja possível!

Sofia Guerra Carvalho disse...

Sei que é fácil desesperar quando as maminhas quase deixam de ser nossas.
O que dizes é verdade mas ainda assim acho que amamentar trás mais vantagens!
Por exemplo, o desenvolvimento do vínculo afectivo com o bebé é mais rápido e forte em mães que amamentam. Tens sempre o leite disponível, não tens que andar com biberons atrás. Não tens que gastar dinheiro em biberons, latas de leite, esterlizadores, termos e aquecedores... e tens o previlégio de passar momentos únicos com o teu bebé (privilégio esse que fica reservado às mães). Já não falo nas vantagens de saúde (tanto para ti como para ele...). Mas se tiveres curiosidade vai a http://www.aleitamento.org.br/manual/porqueam.htm

bjs e continuação de boa amamentação ;)