27 janeiro 2006

a verdade na amizade (tenho de parar com esta piroseira das rimas nos títulos)

Ainda não percebi bem porquê, mas sou daquelas pessoas a quem costumam confiar segredos, angústias e desesperos. Devo ter vocação para muro das lamentações, já que a maioria desta gente aproxima-se, lamenta-se, eu emito alguns sons (não importa muito o conteúdo) e lá deliberam qualquer coisa sem que eu perceba bem o que se passou ali. É por isto que os terapeutas têm saída, e aposto que muitos estão para ali a dormir enquanto os pacientes gralham, gralham, bastando-lhes o processo de gralhar para se sentirem melhor.
Isto deixa-me muitas vezes perante o dilema da dose de verdade que as pessoas querem realmente receber quando nos pedem uma opinião. Por exemplo, um namorado da nossa amiga engana-a, pisga-se durante uns tempos e depois volta, "porque descobriu que ela é que é o amor da vida dele". O que é que eu digo? a) és és, és tu, a outra, a próxima, a que vier e mais a prima; b) toda a gente merece uma segunda oportunidade, "vai onde te leva o coração"; ou c) só tu podes decidir isso. Na primeira, perde-se uma amiga; na segunda, a amiga perde-se para a vida; na terceira, encheu-se mais um chouriço-politicamente-correcto e fica tudo contente porque ela desabafou, eu "aconselhei" e depois logo se vê...

4 comentários:

Margarida Atheling disse...

Eu tenho desenvolvido o péssimo hábito de ser sincera.
Bem sei que, às vezes digo exactamente do que querem ouvir, mesmo que com tacto. Mas fico com a cosnciência tranquila. Se me perguntam alguma coisa é porque precisam de ajuda; mentir não é ajudar!

Beijinhos!

Margarida Atheling disse...

Ai... queria dizer que, às vezes, digo exactamente O CONTRÁRIO do que queriam ouvir. Era isso!

gralha disse...

Acho que também é um bocadinho uma questão de maturidade... quem reconhece que pode beneficiar de um conselho, ouve-o e pensa naquilo, sem ficar zangado por ouvir coisas que não estava à espera. Mas nem toda a gente encara as coisas assim.

Leididi disse...

A verdade quase sempre e mentiras piedosas quando não vale a pena "bater mais no ceguinho". Mas geralmente eu dou verdadeiras tareias verbais às minhas amigas, segunda uma delas, quando ela me pede opiniões (e qnd faz disparates que é quase sempre lol)