10 julho 2006

vida simples, vida brega

Sim, é verdade, fui uma dos milhares de lisboetas que ontem se lembraram de ir para a Costa da Caparica. Eu tinha plena consciência que ia apanhar um trânsito infernal, neste que foi o primeiro fim-de-semana de bom tempo deste Verão. Mesmo assim, fomos porque os meus ossos reclamavam por aquela água gélida da costa e por um bocadinho de sol que desse alguma côr às minhas já muito pálidas bochechas. Que má ideia, que má ideia! O trânsito estava de tal ordem que mal chegámos à (cidade da) Costa da Caparica e vimos um lugar, estacionámos. Ou seja, fomos para uma daquelas praias entre molhes, com 3 metros de areia até à água, sem bandeira azul, e com cerca de 5 pessoas por metro quadrado. E, MESMO ASSIM, o pessoal conseguia estar a jogar à bola, a relaxar o belo corpanzil bezuntado de óleo Johnson (!), a gritar com a filharada e a comer bolas de Berlim.
Não sei se estou preparada para ser pobre. Como sou pouco agarrada às coisas materiais, apesar de (ou, se calhar, por isso mesmo) nunca me ter faltado nada, achava que esta nova fase da vida seria encarada com tranquilidade. Não tenho dinheiro para decorar a casa, ok, temos mobília simples, prática e despretenciosa. Não tenho dinheiro para jantar fora, ok, faço o meu mundialmente famoso caril de banana, acompanhado de um vinhito simpático. Não tenho dinheiro para viajar, ok, leio livros sobre terras longínquas numa esplanada de Lisboa. O problema é que muitas vezes não há a opção simples para algumas coisas, há apenas a opção ranhosa, como uma praia sobrelotada.
Chamem-me menina dos papás. É verdade.

Mas não é isto que compõe o enredo da novela venezuelana. É alguma coisa sobre a qual ainda não estou preparada para falar.

3 comentários:

Sara MM disse...

aaaaaaaah!ah!

essa ida à costa foi mesmo o cúmulo da coragem!
e depois de lá chegarem, das duas uma, ou foi o cúmulo do desespero ou o cúmulo da risota - espero que a segunda :oD

qt ao nao jantar fora, nao viajar, etc etc, etc.. se servir pra te animar: somos DUAS!!!! (ou quatro !)
mas felizes.. é o que importa!!!

(e se a novela Venezuelana meter infelicidade mesmo, despreza-a!!!!
porque ela ha-de acabar!
a minha já acabou - ou vai a caminho de - e bem preferia ter conseguido despreza-la durante 2 anos...!)

gralha disse...

Felizmente, deu-nos para sorrir com a estranheza da situação :)
Obrigada pela força Sara! Ainda bem que a tua novela se está a tornar um conto de fadas ;)
Beijinhos!

Leididi disse...

Então mas foste mm para a Costa quando tens as outras praias tão boas e tantas pá??Começa na Mata e acaba no Rei, quilómetros de areia boa...eu, que sou gaja da margem sul mas que agora vive em lx, ao fim de semana (e mm qnd vivia lá) não ponho os pés na costa, ninguém merece. As praias da linha tb são boas e não há trânsito :)