A seguir, veio a altura de escolher um curso superior. Ora, se há bicho que eu acho engraçado é o bicho gente. Vai daí, e na impossibilidade de estudar Antropologia porque, isso sim, era para viver debaixo da ponte (e uma ponte daquelas em risco de colapso, com o musgo dos pilares a fazer de almofada e ratazanas assadas para o pequeno almoço), lá fui para Sociologia. O curso foi interessante, que foi. A ideia de existir uma ciência que pode ajudar as pessoas a compreenderem-se melhor, a trabalharem melhor, a viverem melhor, é bonita, que é. Mas não há sim-senhor que aguente a esquizofrenia da vida académica em Portugal, pelo menos nas ciências sociais.
Na senda da compreensão e promoção do ser humano, também pus a hipótese de ser historiadora, arqueóloga e assistente social. Se calhar, se houvesse condições para isso no nosso país, seria mesmo assistente social.
4 comentários:
Aqui tens uma, sem condições :|
Realmente, só eu é que nunca tive uma imagem romântica e idealista de sociologia! Nem sequer vocação. Mas também não sei se posso dizer que foi um engano... Olha, foi o que foi. Um curso.
Pois, por conselho do meu prof. de comunicação social do secundário lá fui para sociologia que, a bem dizer, não fazia ideia do que era, a não ser que estudava a sociedade e aquilo pareceu-me bem. A outra hipótese na lista de 5 da candidatura ao ensino superior foi psicologia (o que até podia ter dado jeito). Mas nesta fase cheiguei a pensar em ser professora do 1.º ciclo do ensino básico. A ideia era ser professora, comprar uma casinha pequenina aqui na vila e ser uma professorinha, como nas telenovelas brasileiras, numa terra pequenina, conhecida por "todo o mundo", usava vestidinhos floridos e era muito amiga das pessoas. Sim, o problema era ver muitas novelas, LOL!
Oh Inesa, por que raios é que eu achava que eras de comunicação? Pois és de sociologia na concorrência. Ó Gralha, então era outra das tuas amigas que estava em comunicação, não era?!!! Já estou toda baralhada...
Tenho várias amigas de comunicação social, não sei a qual delas te referes.
Quanto ao ser professora primária, espera só pelos posts que aí vêm ;)
Enviar um comentário