07 dezembro 2007

a besta cultural

É o que eu estou a ficar. Compreendo agora que a maior mudança que esta nova fase da minha vida trouxe - atenção, não estou a culpar o meu filho, estou a culpar-me a mim - foi a ruína da minha vida cultural. Como o tempo não é elástico, com a entrada das fraldas e das sopas e dos biberons, tinha de saltar qualquer coisa e foi isso que saltou (e mais o desporto, mas pronto...).
Não me lembro da última vez que entrei numa galeria de arte.
Não vou a um museu há um ano e meio.
Não vou ao teatro há mais de um ano.
Desde que o Guguinha nasceu, só fui uma vez ao cinema e foi para ver qualquer coisa fraquita, já não me lembro o quê.
Concertos, exceptuando os obrigatórios Police, nicles.
Música, em geral, ando a rejeitar. Não consigo gostar de nenhuma rádio, estou farta dos meus CDs do costume e são pouquinhas as coisas novas que me chegam ao ouvido e lá permanecem.
E os livros, senhores, os livros! Eu sou leitora ávida e não consigo acabar nada há que tempos. Mas há esperança! Na minha mesa de cabeceira a puericultura (Tracy Hogg) já está debaixo da Agustina Bessa-Luís, sobre quem repousa a Zita Seabra...
Não digo estas coisas como queixume vazio nem para dar ares de intelectual. A verdade é que eu não posso negar a minha essência nerd e a importância que estas coisas têm para mim. Nem só de pão vive o homem e esta mulher sente falta de cócegas lá naquela parte do cérebro que mexe com a criatividade e com as coisas bonitas.

8 comentários:

Bonecas disse...

Deve ser mal geral... na minha mesa de cabeceira repousam 3 livros da Miriam Stoppard (puericultura) e mais um de quem não me lembro a autoria mas cujo título é: brincar com o bebé! Mas sou uma optimista... todos os meses compro livros e até organizo uma lista de quais vou ler primeiro... só não sei é quando conseguirei começar! Cinema? Teatro? O que é isso???? lol

Inesa disse...

O teu filho está para ti como as viagens de carro estão para mim!
O que mais gosto dos transportes públicos é o tempo que me dão para a leitura. Isto porque, infelizmente, não sou uma leitora tão ávida como tu (nem de longe, nem de perto).
Já sabes que podes contar com os meus serviços de tia-babysitting sempre que quiseres: para concertos, cinema, teatro ou até para teres tempo para leres um livro.

Anónimo disse...

LOL
Parecendo que não, até vou tendo uns tempitos para ler mas não tenho nada que me apeteça ler... Aliás tenho em casa da minha mãe mas esqueço-me sempre deles...
O meu mal é falta de estímulo, tanto que já falei com o R. e vou voltar a estudar. Se houve diferença entre as duas gravidezes foi o facto de estar a tirar a pos-graduação na gravidez do Amadeu e sentia-me mais activa, liberta e ocupada, sã. Agora sinto-me mais totó, sim, vou estudar não sei o quê nem onde, mas vou! :)

Beijocas

Abraçar disse...

Como eu te compreendo. E à medida que o cansaço se acumula a paciência necessária à concentração também se vai num instante. Acaba por ser um ciclo vicioso.

Mas que faz falta, faz.

Ana disse...

Aproveita a Inesa!!!

Beijocas :**

Catarina disse...

a essa lista eu juntava o facto de ter muito pouco acesso a cinema, teatro, concertos (os livros e cd ainda os vou comprando na fnac online). Por outro lado, sempre que há algum evento por aqui eu aproveito sempre,porque não me posso dar ao luxo de desperdiçar a oportunidade.

Sara MM disse...

cócegas?!?! aaaah!ah!ah!

a esperança... pois... tb tenho o "A SOMBRA DO VENTO" (de Carlos Ruiz Zafón) no carro, para acabar - e logo por azar, só desde que ela deixou de adormecer no carro!!!!
e na mesa de cabeceira tenho o RIO DE OURO, que estou a adorar, mas não tenho palitos suficientes qd finalmente chego à cama!!

Já para não falar no D. QUIXOTE que só leio no Verão...


Qt a espectáculos, já fui trÊs vezes ao cinema em 12 meses!! E ao Cirquer do Soilel!!! UAHU!!!! Estou mesmo surpreendida comigo mesmo! :oP podia ser pior :o)


Qt a exposições.. já podemos começar a ir! Eles vão gostar!!! :o)
Bute ao CCB no próx domingo???


Enfim... compreendo-te! :oP


Bjss

Margarida disse...

Por cá acontece o mesmo...