24 janeiro 2006

gralha metropolitana

Gosto muito de andar de Metro. E o Metropolitano de Lisboa é uma das minhas coisas favoritas da cidade (ainda um dia tenho de fazer uma listinha). Acho que tudo começou quando o meu Avô me levava a passear ao Domingo e íamos até à Praça da Figueira dar pão aos pombinhos. Tenho tantas saudades do meu Avô... Entretanto, fui quase sempre de Metro para as aulas, para a Faculdade, para o trabalho. Para mim, é como andar de elevador na horizontal e nada se compara em termos de rapidez e independência - abomino andar às voltas à procura de estacionamento. Por esta altura a empresa do Metro já me devia estar a oferecer passes vitalícios por tanta publicidade!
Experimentem só andar nas horas de ponta, ler as caras (não a Caras, nem a Maria, nem a Ana, nem a Mariana. Para quando o lançamento da Ana Maria?) e a postura dos passageiros, tendando abstrair-nos de todos os sons e procurando desvendar pensamentos, desejos, medos... Sem fazer juízos de valor, sem criticar mentalmente a roupa desta ou o cabelo daquele, procurando apenas a comunhão dos seres humanos no caminho para casa, depois de um dia de trabalho. Como diz o meu Pe. Preferido, se Jesus viesse à Terra agora, andava de transportes.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Gralha!!!

Ahhhhhh acho que me lembro!!!Moras naquele prédio? É onde mora a minha grande amiga M..que giro..o mundoo é mesmo pequeno!!!

Um grande beijinho e continuaçao de boa semana

mama yami
PS - è um prazer ver no teu blog que gostavas de ser uma mama como eu - obrigado

Smas disse...

Olá!
Concordo que andar de metro é muito mais prático. Quando estava em Lisboa a estudar andava quase sempre de metro, agora é raro ir a lisboa mesmo nas férias. O ano passado andei de metro mas com carrinho de bebé e um puto de 3 anos não aconselho.
Bjs