15 fevereiro 2006

7 minutos com a Chefe Gralha

Ora não é que tenho descurado as minhas obrigações de bloguista do sexo feminino e ainda não coloquei aqui nenhuma receita? Esta é muito fácil, barata, original e mundialmente famosa (ie, há gente algures na Alemanha, Ilha da Reunião, Cazaquistão e Argélia - ex-colegas de ERASMUS - que já a provou).

CARIL DE BANANA
(Não neguem à partida uma ciência que desconhecem! É muito saboroso! E não, não é suposto ter nenhuma conotação ordinária)

Ingredientes (2 PAX): Arroz, 2 bananas um pouco verdes, sortido de legumes, Um pacotinho de leite de soja de baunilha (cc. 25 cl), azeite, pó de caril, côco ralado, 1-2 piri-piri, sal e pimenta q.b.

Preparação: Faz-se o arroz bem sequinho para acompanhar. Dá-se uma escaldadela nos legumes, seguida de uma rápida passagem na frigideira quente, em azeite, com o piri-piri, sal e pimental. Baixando um pouco o lume, adiciona-se o leite de soja e o pó de caril, envolvendo bem para ficar homogéneo. Adiciona-se o côco a gosto e continua-se a envolver. Junta-se a banana cortada em rodelas grossas e envolve-se com cuidado para não a desfazer por completo, apesar de desfazer um pouquinho para dar consistência à molhenga. Rectificar os condimentos e servir.

Apresentação: Arroz e caril vão para a mesa em separado, para adicionar ao gosto de cada um e se, como me acontece a mim quase sempre, tiver ficado picante demais, pode acompanhar-se com compota de morango. Para beber, um bom tinto aveludado ou batido de manga. Água não, para não enxaguar os sabores!

Bon Appétit!

Sem comentários: