20 junho 2008

manual para lidar com a crise

Agora que lá se foi o futebol por água abaixo, os protestos contra os preços da gasolina vão passar a chamar-se "crise gasolineira", os custos elevados da comida vão passar a chamar-se "crise alimentar", e os custos elevados de tudo e mais alguma coisa, a juntar aos salários anorécticos, vão passar a chamar-se crise, ponto final.
Como podemos lidar com a crise, amiguinhos? A gralha tem algumas respostas que podem dar uma ajuda.
Primeiro, despeçam-se do vosso emprego (se não ganham grande coisa) e vão antes fazer um doutoramento. Acabam-se os 13º e 14º mês mas também deixam de pagar IRS e a Segurança Social é reembolsada. Ah, e o chefe, a FCT, não chateia e paga sempre a horas. Depois, vendam a vossa casa e arrendem uma que preencha os padrões da candidatura ao subsídio de rendas (sim, é possível entrar pela Porta 65). Ah, mas o mais importante é ter vários filhos, porque o abono já está a ficar uma pipa de massa. Depois é só preciso ter uma sorte desgraçada e conseguir pô-los numa creche subsidiada pela Segurança Social (essa mesma que vos é reembolsada) para terem tempo de fazer o dito doutoramento, porque as bolsas de pós-doc, então, é que já dão para uma vida de loucura.
Por outro lado, vale a pena começar a coleccionar cartões, sobretudo daqueles em que o supermercado paga a gasolina e a gasolina paga o supermercado e o McDonalds, e o supermercado paga outra vez a gasolina, and soión, and soión. Se isto tudo não chegar, recolham sacos nos supermercados que os dão de graça e vão para a porta dos que os vendem, para fazer concorrência (i.e., vendê-los a 2 cêntimos). Também de graça se consegue preservativos e outros meios de contracepção nos Centros de Saúde, podem pensar em vendê-los à porta das discotecas, por exemplo.
E pronto, como vêem, com a ajuda do nosso querido Estado Social e das diversas promoções das empresas tão amigas que nos dão tantos descontinhos, é possível sobreviver à crise e ainda juntar um bom pé-de-meia para a velhice. Depois não digam que eu não dou bons conselhos (e de graça!).

4 comentários:

Sara disse...

Olá,
Obrigada pelo convite. Eu também tenho um menino, tem 13 meses quase 14. Nasceu no dia a seguir à Ema, está um reguila. E também já sinto a vontade de engravidar novamente lol
Jinhos

Luna disse...

olha bem falado, salvesse quem puder
bjocas e bfs

Anónimo disse...

Melhor dito, impossível!

Beijos

Sara MM disse...

Ai a FCT é isso tudo?
E o que "ela" não é?!?! Disso não falaste tu! :o)

Todos os empregos têm desvanategns.
Ninhum patrão é perfeito..



Bjss