06 setembro 2010

a culpa é sempre dos pais

Conta a Dona Batata Frita que há um psic(palhaç)ólogo qualquer que diz que o facto de os filhos não dormirem é sempre culpa dos pais. Estás a ouvir, Mãe? Afinal não é do Diogo que me faz olheiras, és tu, apesar dos 6000 km de distância.
Agora a sério: concordo em absoluto que temos de ensinar os miúdos a adormecer. Eu fiz isso com os dois e não foi difícil, nem envolveu as choradeiras que o acima referido Dr. prescreve. Agora é preciso achar que as crianças são robots 100% programáveis se se acredita que é possível manter uma criança a dormir o tempo que nos apetecer, sem que nisso pesem factores como a necessidade individual de sono de cada um, as doenças, a agitação variável do dia-a-dia, entre outros. Ou então sou eu que sou estúpida e me levanto para lhe dar alguma coisa para beber porque tem sede, para o tapar porque tem frio, para pegar nele porque simplesmente não quer dormir depois das 7h (apesar de o ter deitado às 21h, como o senhor "manda", e de lhe ter dado leite, a dormir, às 23h30). Se calhar era melhor deixá-lo chorar, enfiar tampões nos ouvidos, e esperar que a Protecção de Menores me batesse à porta.
A propósito, hoje o Diogo vai dormir para o quarto dos rapazes. Ou seja, se o Gugas também deixar de dormir, a culpa é mesmo dos pais, que lhe pespegaram com o irmão mais novo.

3 comentários:

Rita disse...

oh mariana, acho q nc li tanta coisa sobre crianças como agora! o estivil foi + uma das mil coisas q encontrei. existe a teoria precisamente oposta, d os levar p a nossa cama e pegar sempre q choram e n querem dormir. MTA PACIENCIA É O Q TEMOS D TER, SOMADO D U AMOR INFINITO :))) BJOSSSS

Vera Dias António disse...

Há uma parte de culpa que é nossa, mas tem vários factores por trás. O Amadeu tinha muitas cólicas em bebé, sossegava muito ao colo e foi logo habituadinho a adormecer com companhia, ao colo, comigo a embalá-lo, etc. O certo é que quando estava no final da gravidez do Ruca já não aguentava aquele esforço que era adormecê-lo. O pai (que se queixa, com razão, de ser orbigado a fazer de mau da fita) fez 2 noites tipo terapia de choque, ele chorou por companhia, nós aguentámos e lá passou a dormir sozinho. Depois, o Ruca que mal padeceu de cólicas, não sei como nem porquê, sempre adormeceu mal o deitávamos, ainda hoje quando ele tem sono vai deitar-se, dorme e pronto.
O Lourenço tem dias, se deixarmos passar 1 minuto daquele momento em que sente sono, fica irritado e precisa de ajuda para adormecer. Se vir que tem sono e o for deitar, adormece bem.
No fundo, a chave disto tudo, deve ser perceber aquele milisegundo em que sentem sono, lol.

Gaivota disse...

Aqui em casa adormece sempre acompanhado, metido na minha cama, agarrado à minha mão e depois de lhe ter lido histórias e de ter cantado umas quantas cantigas...

O que será que o Dr. iria achar disso?

Há muito tempo que deixei de ligar a teorias. Lembro-me de mim na idade dele, do medo do escuro, do sentimento de solidão no quarto e do meu pai vir ter comigo, quando eu chorava por ele, a contar-me histórias e segurar-me a mão até eu adormecer e da maneira como isso me fazia sentir. Quero que o meu filho tenha isso também.

São momentos nossos únicos, às vezes cansa, é verdade, outras vezes, simplesmente, adormecemos os dois ;)