08 março 2006

dia da mulher

Manifesto o meu desagrado por terem criado um dia - com raízes históricas, é certo - especial para as mulheres, como se fossemos uma minoria que precisa de ser tratada de uma maneira especial. Os problemas existem, as injustiças existem, sobretudo para uma certa camada com menor formação académica e nos meios rurais. Sei-o por estudar isso mesmo há anos e não porque os jornais e as televisões convenientemente o comentam hoje. Mas rejeito esta inferiorização da nossa própria capacidade de melhorar a nossa situação. Podem faltar-nos muitas vezes os meios financeiros, o acesso a determinadas esferas e até o tempo, mas isso não é desculpa para nos faltar a inteligência, a força para trabalhar e a criatividade para dar a volta por cima.
Rejeito as benevolências e facilitismos. Se há coisa ques as mulheres sempre souberam ter foi coragem e capacidade para dar o litro. Tenho dito.

1 comentário:

Leididi disse...

Ai eu acho bem haver, se há um 25 de Abril, pq não há-de ficar registada a data em que montes de mulheres morreram queimadas quando lutavam plos seus direitos?