27 março 2006

os blogues e a vida

Hoje de manhã acordei a achar que ando a passar demasiado tempo pela blogosfera. Sonhei que estava em amena cavaqueira com alguns bloguistas que costumo ler com frequência e que, apesar da troca de comments e ocasionais e-mails, nunca conheci pessoalmente (eheh, agora vão ter de adivinhar quem são...). No entanto, depois de dar a primeira vista de olhos por alguns dos check-points obrigatórios, percebi que é inegável que acabamos por nos tocar uns aos outros; que aquilo que dizemos, às vezes sem muita importância, pode deixar alguém a pensar sobre isso; e que é verdade que se constrói redes de cumplicidade e gera mesmo algum afecto - felizmente, no meu caso, ainda não tive o efeito contrário mas já tenho visto que isto não é nenhum mar de rosas e também há odiozinhos de estimação.
Como socióloga, esta nova plataforma de relação, mais do que simples comunicação, faz-me uma comichão gostosa no intelecto. Até que ponto cada um de nós está disposto a desenhar e expor uma imagem de si mesmo? Há sempre um certo grau de exibicionismo em tudo isto, com maior ou menor pudor consoante os casos. Se assim não fosse, havia muita gente que se limitaria a ler blogues sem ter necessidade de escrever. Só que, mais tarde ou mais cedo, o ímpeto de gralhar acaba por surgir.
Já li alguém que dizia que quem muito bloga pouca vida tem. Não me parece que seja bem assim mas também não é obrigatório que os melhores blogues sejam aqueles que descrevem uma vida frenética e imprevisível. Somos bichos de afinidades e aqui elas estão dispostas numa vitrine gigante, sob luzes fluorescentes. Só compra quem quer.

2 comentários:

Margarida Atheling disse...

Olha, já tenho dito muitas vezes que era muitissimo critica em relação aos blogues. Parece castigo!
Rendi-me!
E tens razão; desenvolvem-se por aqui cumplicidade e afectos, afinal, por detrás de cada blog há uma pessoa de carne e osso.
Quanto à questão do exibicionismo... acho que há de tudo! Eu, por exemplo, comecei o meu blog só para mim, para poder dizer o que não digo a ninguém. Depois as coisas vão tomando outras proporções e contornos mas, se calhar, é por essa necessidade de desbafar mas, ao mesmo tempo, manter-me na sombra que só três pessoas me conhecem, em simultâneo, na "vida real" e no blog.

Beijinhos!

Unknown disse...

Olá minha querida!!

Não foste tu que já me viste ao longe??e a uma pitchie tb??

Olha eu sou exibicionista - tenho essa noção..talvez porque a vida fez com que eu me tivesse esforçado tanto para ter as minhas filhas ao pé de mim..por isso tenho mesmo vontade de gritar - CONSEGUI!!Como na Blogosfera não se ouve - Vê-se!!

Um grande beijo amiga

Yami