06 setembro 2006

aqueles livros

Ao longo da infância e da adolescência li muito. Coisas boazitas, coisas medíocres, coisas incrivelmente maravilhosas e inesquecíveis. De há uns tempos para cá, e ainda que continue a ter de ler bastante - se calhar até por isso, sobretudo depois da dieta forçada de cerca de 3 livros técnicos por semana para as teses -, nunca mais encontrei daqueles livros que me arrebatem, me façam largar tudo para ler e, no fim, deixem saudades como poucas pessoas.
Lembro-me de casos como Os Pássaros Feridos, em que há cenas que tenho gravadas como se as tivesse vivido eu. Antes disso, A Ilha Misteriosa, sem dúvida responsável pela minha actual fixação na série Perdidos. Mais tarde, As Cinzas de Ângela e A Vida de Pi, que alimentaram o meu gosto pelo humor trágico e a curiosidade sobre a passagem da infância à idade adulta.
Sinto mesmo falta de viver intensamente pelos olhos de uma personagem, num lugar longínquo, num tempo diferente. Sinto falta desse desafio à nossa forma de ver o mundo e nos entendermos a nós próprios. Sendo assim, quem tem sugestões (sim, porque não tenciono passar os próximos meses a ler só sobre fraldas e chupetas)? Recomendem-me os vossos livros preferidos, aqueles que mudaram um bocadinho de vós. A gralha agradece.

7 comentários:

Leididi disse...

Ora muito bem: 100 anos de solidão; amor nos tempos da cólera, do Gabriel García Marquez.
As loucuras de Brooklyn (muito bom), do Paul Auster.
A Guardiã dos Sonhos, não sei o nome da autora, mas é da malásia.
Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes (gostei muito mas já li há mt tempo).
O navegador Solitário, João Aguiar.
E pronto, por agora chega :)

Anónimo disse...

Neste momento só compro 2 autores (para os outros vou à biblioteca):
Gabriel Garcia Marques e Mia Couto.
Ultimo adquirido (oferecido pelo marido): Anjos e Demónios (Dan Brown).
Entretanto... ao arrumar prateleiras de livros no meu ex-quarto na casa dos papás vi que ainda tenho as tuas "Cinzas de Angela"... podes bater-me!...
Vou tratar de devolver rapidamente!...
Beijos

Sara MM disse...

Qualquer um do Garcia Marquez... os primeiros da Isabel Allende... Mário de Carvalho... e ...

... PATINHAS!!!!! ah!ah!ah!

pq não acredito que leias muito agora :o)
Eu pelo menos não leio uma linha (dessas boas, claro!) há 223 semanas!!! LOL

Bjss

gralha disse...

Muito obrigada pelas sugestões :) Estou a ver que o García Marquez tem muita saída. Adorei o Amor nos tempos de cólera mas nunca consegui acabar os 100 anos... Aquela coisa de as personagens terem todas o mesmo nome... :P
E tens razão Sara, está mesmo difícil arranjar um tempinho para ler!
Beijinhos

p.s. Cara maçanica (que ainda não consegui identificar), podia garantir que tenho o livro em casa dos meus pais, mas vou verificar

gralha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
snowgaze disse...

Um livro que me marcou durante a infância e nunca mais esqueci: Momo, de Michael Ende. É para crianças, mas a história tem mais que se lhe diga do que aquilo que uma criança possa aperceber.

Joao F. Azevedo Araújo disse...

Recomendações de leitura:
- Despachar os livros todos do Dan Brown (Fiz isto nestas férias)
- os livros de viagens do Bill Bryson
- Enquanto Salazar Dormia, de Domingos Amaral.

E espero que o pequerrucho comece a encher essa barriga bem rapidinho!