16 novembro 2007

para onde podemos ir?

Hoje o que me está mesmo a incomodar é o permanente aroma a escape que entra nas minhas narinas, desde a porta de casa até à porta do trabalho. Por que é que tenho de viver no meio de tanta poluição? Porquê? Porque vivo num centro urbano. Ora, ir viver para o campo era muito simpático mas a nossa profissão não o permite. A solução estará, então, num centro urbano menos poluído, uma cidade simpática onde o meu filho possa crescer sem ficar com pulmões de fumador antes dos 3 anos.
Qual não foi o meu espanto quando, pesquisando na Internet, não encontrei qualquer estudo sistematizado sobre os índices de poluição a nível mundial (se alguém conhecer, por favor diga-me). Só há uma lista negra das 10 piores cidades, feita pelo Blacksmith Institute. É bom, porque já fico a saber que a China, a Índia e a Rússia não são os melhores países para construír uma vivenda com canteiros de buganvílias. Mas isso não me diz nada acerca dos níveis de poluição de Lisboa ou de alternativas como Roma, Londres, Dublin, Boston, São Francisco, Buenos Aires. Não sei porquê, estou mais apostada em qualquer coisa como Oslo, Estocolmo, Helsínquia, Otava, Wellington ou Cidade do Cabo. Mas é que umas são muito frias e outras são tão fora de mão...

4 comentários:

Luna disse...

Eu cá não troco nosso Portugal pq nenhum pais, ter este solinho logo de manhã não temos em mto paises.
bjos
Luna

Ana disse...

Sei que na Alemanha fazem medições diárias nas cidades grandes. Já mudei de rota no verão por estarem a limitar o trânsito de entrada para uma dessas cidades.
Em Lisboa existem estudos esporádicos que definiram a avenida mais poluída - a da Liberdade.
Estamos sempre pior que os outros do norte por causa das temperaturas calorosas (daí eu excluir a cidade do cabo) que além de atraír o turismo, mantêm os índices de CO2 mais elevados não lhe permitindo um "escape" mais rápido.

Se por acaso me cruzar com algum destes estudos eu mando-te.
Afinal é importante zelarmos pela saúde dos nossos filhos.

E para quando o nosso almoço?

Beijocas

Anónimo disse...

Anda para aqui!!! Bom ar, bom azeite e boa água, lembras-te?!!!

Beijinhos!!!

Sara MM disse...

Basta Caparide City! :oD


noto bem qd vou a Lisboa.... da última vez que lá fui até me senti mal qd saí do metro no Marquês. até me custava andar e respirar!!! Incrível como me aguentei por lá mais de 20 anos!!!


Bjss