26 fevereiro 2008

junk mail: uma breve análise sociológica

Já quase toda a gente postou sobre este assunto mas acho que está na altura de dar o meu contributo profissional. Para quem nunca percebeu para que serve um sociólogo, é isto: para fazer assim umas afirmações sobre quase qualquer coisa, de preferência apoiado em estatísticas, entrevistas, inquéritos ou outro tipo de documentos (normalmente não nos arriscamos pelos campos da física quântica - excepto eu, que casei com um físico e portanto também percebo do assunto por osmose).

Vejamos uns exemplares acabadinhos de sair do forno (ou seja, da minha caixa de correio de hoje):

"Don't be the guy the girls laugh about in the bathroom because you have a small one." (Este chegou em duas mensagens diferentes. O destinatário do junk mail é nitidamente o cidadão do sexo masculino que se sente alvo de chacota do mulherio.)

"Don't let her sleep with other men because she's not satisfied with your performance." (Também veio em duplicado. Pior do que ela andar a contar às amigas que o pirilau do legítimo é modesto é andar enrolada com outros, obviamente!)

"Don't just make her moan, make her moan so load that she wakes the neighbours up." (A reprodução social do preconceito que as mulheres fingem satisfação. Ou então é mesmo uma nova ferramenta para incomodar os vizinhos - a nós, isto dava-nos jeito)

"My neighbours have been complaining Sharon moans too loud when we make love every night now." (Atentem no indisfarçável orgulho deste homem. Incomodar os vizinhos é pouco, eles têm de vir queixar-se!)

"After taking this and putting on 3 inches, your girlfriend will not be able to take her hands off you." (Acabaram-se os rodeios: o problema está mesmo no tamanho. Quais performances, quais meiguices, ela precisa é de mais 3 polegadas para os vizinhos se virem queixar)

"Voted the most effective male enlargement supplement product by MYSPACE users." (É pá! Também querem apelar ao sentido democrático do cidadão. Este produto não só é bom como foi sujeito ao escrutínio do povo e a maioria deu-lhe o aval - por esta hora, já há muitos vizinhos a fazer queixa à polícia)

E fico-me por aqui porque os outros já eram demasiado ordinários para constar num blogue tão pacato. Mas agora a sério: os senhores do pseudo-marketing que produzem esta lixeira traçam um interessante perfil do internauta, o de um infeliz com a sua vida sexual que acredita que a solução dos seus problemas está no aumento do dito cujo. A resposta ao porquê deste perfil é que dava para uma tese de doutoramento.

2 comentários:

Sara MM disse...

eh!eh!eh!
e tudo isto é que dava um belo Fw! :oP



mas olha lá... eu nunca recebi nenhum assim... ou então recebi mas não os leio. fico-me pelo "subject" com "viaaaaaagra" ou "100% results" ou "make her..."
tu abres esses mails? e lês? não me digas que o teu é pequeno!?
ah! nem o tens!?!
Lamento mas para isso ainda não mandam em Junks (acho!)! :oP
LLLLLOOOOOOOOOLLLLLLLL



Bjss

Anónimo disse...

eheheh o k eu me ri com este post... ehehehe