13 fevereiro 2014

palavras órfãs

Queque. Auscultadores. Gabardina. Cor-de-vinho. Cereais. Senha. Lista de desejos. Conjunto. Aplicação. Correr. Antiquado. Descarregamento. Digitalização. Seminário. Esparguete. Pressentimento. Batido. Gratidão. Extraterrestre. Cuecas. Purgante. Rábula. Concentração. Capuz. Toucinho. Venham a mim, pequeninas, eu continuo a usar-vos ainda que todos vos deslocalizem para as profundezas da memória linguística.

8 comentários:

dona da mota disse...

Eu achei tanta piada à sensibilidade de teres pensado nisto que nem comentei na altura, precisava de mais tempo. Até porque tenho algumas dúvidas, pelo que me dei ao trabalho de copiar a tua lista para estudar. Ora vamos lá ver:
Cupcake. Phones. Trench. Bordeaux. Cereais??. Ticket. Wishlist. Conjunto??. App. Run??. Old fashioned. Download. Digitalização??. Seminário??. Esparguete, porquê?. Feeling. Milk shake?. Gratidão??. Aliens. Cuecas?? Oi?. Purgante??. Sketch. Concentração??. Capuz???. Toucinho?? Bacon?.
Então faz lá um update ao meu vocabulário moderno. O que errei e o que é que se diz por esparguete e cuecas, nomeadamente?!!!
Ui, que grande exercício!

Ana disse...

Aqui a ajudar à dona da mota, mas a Gralha que diga, parece-me que

Senha = password
Conjunto = outfit
Seminário = coaching?
Batido = smoothie
Purgante = detox
esparguete = linguini e afins

o resto... ?

HOPE disse...

Conjunto=kit
Cereais=Granola?
Capuz=hoodie?
Concentração=focus?....
Confesso que me rendi à password e volta e meia traio o toucinho, mas uso todas as outras fielmente!

gralha disse...

Vera, bordeaux era há 10 anos atrás, agora já é burgundy (e o salmão passou a coral, já agora).
Obrigada, Ana e Hope, já me fizeram o trabalho todo :)

Certos produtos alimentares caem em desuso não só em português como em geral. Alguém me escreva uma tese de doutoramento acerca do desaparecimento do peixe com arroz e do bife com batatas (apoiado por mim, que nunca apreciei essas iguarias), por favor.

dona da mota disse...

Obrigada moças todas, isto de viver no interior dá nisto... ao ponto de me ter arrepiado com o burgundy... a sério? É que por aqui ainda se diz grená, ahahahahahahah

triss disse...

Posso adicionar "kispo" a essa lista?:-)

Helena disse...

Cuecas??? Eu não vivo em Portugal por isso continuo a usar estas palavras velhinhas mas até sei quais se usam em vez delas. Agora com as cuecas... não sei mesmo...

Naná disse...

Cuecas já é avant-garde! Porque afinal de contas não passam dumas trusses ou ceroulas...