31 janeiro 2014

talvez lá vá com foguetes nos pés

Já dizia o bom velho McClelland que precisamos de estabelecer objectivos elevados mas realistas para andarmos motivados. O problema é que o difícil nem sempre é cumprir os objectivos mas começar por encontrá-los. Se uma pessoa não quer mudar de emprego, ter mais um filho, perder peso, aprender uma nova língua, redecorar a casa, sobram os sonhos estratosféricos incompatíveis com a conta bancária e as intenções pouco glamorosas como fazer o melhor possível naquilo em que nos metemos. Nestas circunstâncias, ou nos resignamos a uma existência rastejante ou inventamos asas para voltar a voar.
O que é que eu ainda posso fazer que seja bombasticamente compensador, difícil mas não impossível? Participar nos Jogos Olímpicos. Façamos então umas contas para ver se as anteriores premissas se confirmam ou se tenho de deixar de inalar solventes industriais. No espaço de um ano (e perto de 1000 km corridos), na minha distância preferida (10.000m), consegui melhorar o meu tempo cerca de 13%. Sendo que os mínimos olímpicos estabelecidos para Londres 2012 foram de 31'45'', isso significa que, ceteris paribus, estarei a conseguir esse tempo em... 2017. Como parece que aquilo no Rio de Janeiro está a dar molho, pode ser que eles criem uma categoria suplementar em 2016 para mães-de-família-com-37-anos-que-fazem-uma-feijoada-daqui e eu consiga realizar este objectivo. Ahhh, até parece que já vos vejo a todos colados à televisão, a descascar amendoins e a gritar: "força gralha, tu consegues a medalha!"

4 comentários:

Naná disse...

Olha que é bem capaz de ser um objectivo alcançável! Nunca se sabe...

E para te inspirar, tenho um amigo de 40 anos que está a treinar para ir aos jogos paralímpicos de handcycle em 2016, visto que é o campeão nacional na categoria dele. E ele faz uns caneloni-de-salsicha-e-espinafres-daqui!

dona da mota disse...

Bem, medalha rima efectivamente com Gralha, é um bom presságio!

calita disse...

Ainda que mal pergunte, para que raio queres a medalha, se em 2016 fizeres o teu melhor tempo de sempre?
(para mim, uma pessoa que trabalha anos a fio para atingir determinado objectivo é um vencedora, com ou sem medalhas.)

gralha disse...

A medalha está fora de questão, calita. Mesmo a ida aos JO está fora de questão. O post inteiro foi um exercício depreciativo e irónico de quem já não arranja objectivos de jeito (e nunca se sentiu vencedora, por muitos objectivos que tenha cumprido).