26 maio 2014

agora sim, sobre política

Despubliquei à pressa o post que voltará quando já não estiver, como dizê-lo?, profundamente desiludida com os resultados de ontem.
Esperava-se a abstenção mas não a indiferença de dois terços de nós.
Esperava-se o extremar de posições, perante a palhaçada que grassa nos sectores partidários mais moderados, mas não a conversão de uma massa de cidadãos, supostamente educada, ao populismo e ao nacionalismo extremista.
Meus concidadãos, portugueses e europeus, acham mesmo que a culpa é sempre dos outros? Virava-vos a todos sobre os joelhos e enchia-vos os traseiros de palmadas, fazendo corresponder o castigo ao capricho de meninos mimados da vossa conduta.

5 comentários:

Carla R. disse...

Sabe-se quem é que não votou em Porugal ?
Aqui, tudo indica que os grandes abstencionistas são os jovens de menos de 35 anos, mas não encontrei mais nenhuma informação sobre classe socio-profissional, etc.
Acho interessante tentar-se perceber quem é que não vota, tantos estudos para se mudar a mentalidade de quem usa champôo e depois não se faz garnde coisa sobre este assunto.
Aqui, por exemplo, recebemos um envelope com uma folha A4 de cada partido com a informação do programa ou do que cada partido bem entender. Não é suficiente, também houve muita abstenção, mas ja é alguma coisa.

Amigo Imaginário disse...

É triste ver para onde vai esta Europa. A abstenção em Portugal, o Front National em França, os nazis a entrarem no parlamento europeu pelas mãos dos alemães....

gralha disse...

Carla R., ainda não soube de nenhum estudo sobre o perfil demográfico da abstenção mas, tendo sido 66%, suponho que foi um pouco de todo o tipo de gente. E não é pela informação que se leva o pessoal às urnas, a maioria das pessoas está completamente descrente no sistema político (eu também, mas voto).

Amigo Imaginário, é uma tristeza um pouco por todo o lado. Estas pessoas não estudaram História na escola??

Melissa disse...

Excelente.

Naná disse...

Todos açoitados com 500 xibatadas!! Oh povo mais curto das vistas!!!