02 julho 2014

peregrinos

pe•re•gri•na•ção

Substantivo feminino
1. Acto de peregrinar.
2. Viagem em países longínquos.
3. Viagem em romaria a lugares santos e de devoção.
4. Visita feita na intenção de homenagear um lugar onde viveu alguém que se venera.
 (cf. Priberam)

Grande parte da História humana tem sido escrita sobre o joelho, desde os tempos em que o nomadismo era a regra até aos nossos dias sedentários, em que arrancamos periodicamente as raízes à terra para procurar o que nos falta. E falta sempre alguma coisa, não é verdade?
As peregrinações configuram a própria fundação do cristianismo e estão ligadas a todas as religiões monoteístas (e não só). O conceito de espiritualidade em movimento atravessa confissões e grupos mais ou menos fechados; desde sempre, sentimo-nos mais próximos de nós e do transcendente quando nos desinstalamos, carregamos só o essencial às costas e fazemo-nos à estrada.*
Anda para aí muita gente zangada com a instituição do dia nacional do peregrino, dado o carácter laico do nosso estado. Acho bonita a homenagem aos muitos peregrinos portugueses e a quem os apoia na sua jornada. No entanto, confesso que preferia que tivessem escolhido outra data, desassociando o conceito das aparições em Fátima e evitando ampliar a cada vez maior distância entre os devotos marianos e os cépticos e críticos deste fenómeno de massas. Já agora, não contem comigo para a discussão deste tema: respeito todas as partes e manifesto a minha profunda ignorância sobre o assunto.
Partir em peregrinação é mais um dos projectos que vou adiando para quando o tempo não for um bem tão escasso e intermitente (e não o é sempre?). Agora que vou descobrindo o prazer de desacelerar, de parar para contemplar, de duvidar e confiar repetidas vezes, em mim, e nos outros, acende-se cada vez mais o desejo de entregar os meus passos ao caminho. Queira Deus e a vida que tenha a possibilidade de fazê-lo um dia.

* Já agora, para quem não tenha visto, um lindíssimo filme sobre o assunto é o The Way, escrito e realizado por Emilio Estevez, e protagonizado pelo pai deste, Martin Sheen.

4 comentários:

Carla R. disse...

Não faço ideia do que se trata quando se fala do dia do peregrino, mas este ano acho que vou fazer uma parte da peregrinação a Santiago de Compostela, com os meus filhos.
Como sabes não sou "crente", mas acredito que fazer esforços em conjunto, e ainda por cima com uma historia a sustentar o desporto e a unir pessoas, não pode ser negativa.

PS : Uma faceta da peregrinação a Fatima que nunca compreenderei é a escolha de trajectos que impliquem a autoestrada, em vez de se organizar caminhos no campo, entre as arvores, organizando-se piqueniques à beira de rios, etc. Havera lugar para o hedonismo numa peregrinação crente ?

Naná disse...

Acho parvo é discutir-se o dia do peregrino quando há tantos assuntos mais pertinentes e que interessam mais até ao Menino Jesus, para debater e tomar decisões... enfim, fogo de vista!

deve ser algum lobby

gralha disse...

Carla R., tu vais numa mega-peregrinação e certamente que parte do encanto será descobrir formas tão diversas de viver a espiritualidade.

PS: Também não percebo, será para aliviar a distância. E quanto ao hedonismo não sei, mas a alegria é um claro sinal de santidade.

Naná, por acaso percebo a relevância da discussão. O problema é que, nestas matérias, quem discute tem muito mais pressa para falar do que para ouvir as outras partes.

saudosa disse...

Esquece os planeamentos.... se há coisa boa que O Caminho de Santiago tem de bom é que não precisa de ser planeado!!!
Arranja uma mochila, um calçado confortável (não é preciso nada de muito elaborado), mais uma ou outra dica que encontres na net e.... pés ao caminho!! É só seguir as setas amarelas!!!!
Vais adorar, acredita em mim!!!
Mais do que ser espiritual ou não.... é uma introspecção muito pessoal, diferente para cada um de nós, mas que só trás coisas boas!!!
Depois de experimentares, não vais querer outra coisa!!!
Bom Caminho