08 julho 2011
do 8 para o 80
Confesso que me anda a angustiar um pouco a ideia de voltar a Portugal e, de repente, estar de novo rodeada de gente - sim, que isto aqui é o mato. É claro que é maravilhoso deitar as saudades para trás das costas. É óptimo estar com alguém só porque sim, para um almoço, um café - não vou "tomar café" com alguém há um ano! -, um nada. É supimpa ter todo o baby-sitting que possa desejar. Mas o reverso da medalha é o fim desta existência de ilha, em que tudo depende da nossa escolha, da nossa vontade, da nossa responsabilidade, e não há ninguém a interferir, a opinar, a aconselhar. É um bocadinho como obrigarem um adulto a voltar ao lar paterno e ter quem lhe proíba uma minissaia e faça cara feia se não chegar a casa antes da meia-noite. Para quem fez Erasmus e voltou, é isso mas ao cubo. Claro que estou a exagerar, mas que vai obrigar à redefinição de papéis sociais, isso vai. E isso é sempre tão delicado...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
That's the point, Gralha!
No meu caso, com a desvantagem de ter construído por cá uma rede de amizades que já me permitiam ir tomar café com alguém ou ter, de vez em quando, um baby sitting para uma escapadinha breve (há que não abusar de quem está na mesma situação que nós) ao cinema!
Enfim, agora que isto estava a ficar mais composto (apesar das saudades serem, por vezes, desesperantes) vou voltar (e o que eu desejei este momento...)...
A readaptação não vai ser fácil e, tal como dizes, terá que haver muita delicadeza na redifinição dos papéis sociais, especialmente dos avós!!!!
Um beijinho enorme,
Marta
Pois é, Marta, é isso mesmo. Há que encarar esta fase agora como um novo ciclo a começar. Deixei de ver a vida como um contínua e passei a vê-la por ciclos - e cada um exige adaptações. Espero que a vossa corra bem :)
Adorei ler este texto. Tu és A Analista.
Percebo-te tãããooooo bemmmmm!
Eu, no fundo, é como se ainda não tivesse saido de casa e os meus pais e sogros não são daqueles que estão sempr a aparecer, só quando são convidados, mas há muitas interferências, lá isso há... o que comprensa é mesmo o baby-sitting 24h/7!
Beijocas!
Mas todos sabem - e devem ter bem presente - o quanto tu amadureceste por essas paragens!!!! Agora, mais que nunca, tu és tu... e a TUA familia! Tudo o resto são extras!
BJss de mais um extra :oD
Enviar um comentário