21 setembro 2012

manifestação por encomenda



Para grande pena minha, hoje não vou poder estar lá mas agradeço que façam chegar a minha mensagem ao Aníbal:


“Sr. Presidente, quero acreditar que o senhor não é burro (como é o PM). Quero acreditar que, apesar da sua perturbação no espectro do autismo, o senhor consegue ver as imagens e ouvir as vozes das pessoas que estão aí à sua porta. Essas pessoas não se estão a manifestar porque são preguiçosas nem porque gostavam de poder almoçar na praia a 50 euros a cabeça, como vejo regularmente o senhor fazer – e permita-me desde já congratulá-lo por essa ginástica orçamental, dada a sua parca reforma. Não, senhor Presidente, essas pessoas estão é em sérias dificuldades para sobreviver a cada dia, ou conhecem várias pessoas que assim estão. E desagrada-lhes que, ao mesmo tempo, haja uma minoria que não faz nada de produtivo, que não tem qualificações, e que recebe ordenados que lhes permitem todos os almoços na praia que quiserem. E essas pessoas também estão maçadas porque tudo indica que este esforço todo será em vão. Por isso, peço-lhe que considere seriamente tomar as medidas que só a si lhe competem – ou usa da sua doçura para persuadir o senhor PM que tem de mudar drasticamente a orientação que leva, ou diz-lhe simplesmente que está na hora de, também ele, ir estudar para Paris. Melhores cumprimentos, gralha.”


8 comentários:

Naná disse...

Onde é que eu assino?!

Carla R. disse...

Olha, mas podes cantar comigo. Sincronizamos.

gralha disse...

Vou já gargarejar com chá de camomila, Carla.

Anónimo disse...

"Quero acreditar que, apesar da sua perturbação no espectro do autismo, o senhor consegue ver as imagens e ouvir as vozes das pessoas que estão aí à sua porta. ".

A palavra autismo está muito em voga nos blogs e sempre como uma conotação menos simpática.

A gralha pode explicar-me porque é que recorreu á expressão "perturbação do espectro do autismo" e não usou uma das seguintes palavras: alheado, desinteressado, abstraído?

Como mãe de uma criança com uma perturbação do espectro do autismo já cansa esta modazinha de chamar autistas aos nossos governantes. Fique a gralha sabendo que as pessoas dentro do espectro são puras, verdadeiras.

Ângela Pimenta

gralha disse...

Cara Ângela, tenho três primos direitos com alguma forma de PEA por isso não falei de cor. Concordo plenamente consigo que associar este tipo de problema à falta de verdade ou de pureza é muito injusto. Até porque todas as pessoas são diferentes, independentemente da sua situação clínica. Mas há certas características associadas a problemas na interacção social e na comunicação, que são frequentes nas pessoas com PEA, que se tornam dramáticas em pessoas com responsabilidades de governação. Tenho todo o carinho pelas famílias, como a minha, que lidam com estes desafios - por favor não me leve a mal o desabafo.

Anónimo disse...

Gralha,

Não levo a mal o desbafo. O quererem colocar tudo no mesmo "saco" é que me irrita um bocadinho.
Percebi a sua mensagem, mas não podia deixar de comentar porque a banalização do termo deita por terra o trabalho que muitas famílias têm feito no sentido de desmistificar o autismo, como deve
saber.

:-)

Ângela

gralha disse...

Fez muito bem, Ângela. Fez muito bem :)

triss disse...

Cheguei a casa por volta das 20h, e passei pelo jardim em frente ao palácio cheio de gente. E arrepiei-me, com orgulho.
(petardos à parte)