13 novembro 2013

lodo

Sabemos que estamos a entrar em queda livre quando o círculo vicioso do cansaço, da desmotivação e do desânimo, apatia e culpa, não dá mostras de ter saída. Tapamos os ouvidos às grandes tragédias do mundo e tentamos não nos perder nos nossos pequenos males, irrisórios e desprezíveis à luz da razão. Alarga-se mais a espiral da culpa, desânimo, apatia. E não há sentido que desperte com a ideia do café acabado de fazer. Não há perspectiva de horizontes por estrear. Não há sequer o consolo murcho do sarcasmo – maldita a hora em que percebemos que não passa de um jogo de espelhos – ou da falsa sensação de superioridade sobre outras vidas aparentemente absurdas e minúsculas. Ouvimos o eco das nossas orações e questionamos a Fé sob novas perspectivas. Os valores relativizam-se. Os pequenos prazeres diluem-se. A televisão de lixo já não hipnotiza e as montras electrónicas de vaidades não causam reacção. Diz que as drogas não compensam. No meio disto tudo, pouco mais há a fazer do que esperar que passe. Vai passando. Enquanto não passa, rastejamos como vermes viscosos e cinzentos, presos por correias de que não nos conseguimos libertar. Isto de viver todos os dias ao sabor da nossa própria flutuação de humores é o mais indissolúvel e involuntário dos compromissos. É uma partida da natureza que arrastamos fastidiosamente como um membro inerte. Nós, cada um com o seu peso morto. Reparamos nisso quando escrevemos no plural e há uma sugestão de alívio na condição colectiva de nadadores em areia movediça.

7 comentários:

Naná disse...

"Nós, cada um com o seu peso morto."...

Andaste a escarafunchar-me nos pensamentos?!

Resta a convicção que passa, sim! Não há nada que dure para sempre...

dona da mota disse...

Alivia-te sim, que não estás sozinha. Isto há-de ser do tempo, este sol de novembro cansa, aborrece, desmotiva. Sim, deve ser isso...

Lua Descalça disse...

E esperamos que a nuvem cinzenta passe e que o nosso humor se alegre e nos ajude a olhar para o exterior novamente com um sorriso. E “enquanto não passa, rastejamos como vermes viscosos e cinzentos, presos por correias de que não nos conseguimos libertar”.

É mesmo... há dias difíceis que nos deixam cinzentos (lá está o uso do plural para o colectivo das nossas sensações)
:-)
Ana

Ana. disse...

Ai gralha do meu cuore, onde é que assino? Como diz a Naná e muito bem, andaste a escarafunchar na minha psique? Só não rezo, não tenho grande fé, porque de resto...

"Isto de viver todos os dias ao sabor da nossa própria flutuação de humores é o mais indissolúvel e involuntário dos compromissos".
Caraças, pá...
Vou levar, tá?

;)

Ana C. disse...

Se a consequência do lodo é escreveres assim, o meu egoísmo grita: Chafurda.

InêsN disse...

Olha...escreveste sobre mim!

calita disse...

:) (só um sorriso, porque sei que percebes)