Mamã, isso não dói?
Dói.
E queima?
Sim.
Então por que é que fazes?
Porque não gosto dos meus pelos.
Eu gosto dos meus.
Pois.
Seguidos de 20 minutos acerca de usos, cores, acessórios, desportos, profissões e direitos de homens e mulheres, do casamento homossexual, da ordenação de mulheres, da forma como o mundo muda mas ainda há muita coisa estranha a acontecer. Porque vão ouvir muitas coisas realmente estranhas na escola em relação ao que sempre ouviram em casa. E o remate casual de um rapaz que não compreende como é que tudo isso pode ser sequer questionado: “não percebo mesmo por que é que as mulheres não hão de poder conduzir na Arábia Saudita. Têm sempre de andar à boleia?”
5 comentários:
Ou porque não podem mostrar o rosto por completo....
A sabedoria tão simples das crianças. Nós é que complicamos, é verdade.
olha que nunca tinha pensado nisso. De facto, têm que andar sempre à boleia...
Essa fez-me lembrar o meu filho, há pouco tempo, quando lhe expliquei quem era Mandela: "Ó mãe, agora a sério! Porque é que o senhor esteve preso, MESMO?"
É ao mesmo tempo desconcertante e perigoso que os miúdos não percebam a raiz dos preconceitos a que nós, adultos, estamos habituados. Não querendo formar guerrilheiros de fralda, não deixa de ser importante fazê-los compreender que esses preconceitos são a fonte de grande parte dos problemas graves do mundo.
Enviar um comentário