13 novembro 2006

o que ficará por fazer

Aconteça o que acontecer, viva eu mais 6 horas ou mais 60 anos, sei que há três coisas que irei sentir que ficaram por fazer:

Livros que não li
Viagens que não fiz
Pessoas que não conheci. A sério.

E digo isto não com amargura nem nostalgia desarrumada no tempo; digo-o como auto-alerta precisamente para, o mais possível, ler, viajar e conhecer pessoas que valham mesmo a pena. É destas coisas que é feita a minha individualidade. A pessoa que sou e serei será definida por estas experiências, como cruzes num mapa do tesouro que me é dado a descobrir.
E ainda há tantos livros, tantas viagens, tantas pessoas. Mas isso é bom, não é?

Reparo agora que penso muito num futuro longíquo (em mim idosa, no meu filho crescido, na humanidade daqui a umas décadas). Será que tenho assim tanta pressa de viver? Ao mesmo tempo, agarro-me ao passado, a certo dia há precisamente não sei quantos anos atrás. Acho que nunca fui muito boa a saborear o momento e, provavelmente por defeito profissional, tenho sempre uma perspectiva de contexto espaço-temporal bem alargada. Conforta-me. Organiza-me. Dá-me uma (falsa) sensação de controlo.

4 comentários:

Sara MM disse...

ou então podes simplificar tudo: "hormonas!" :oP


BJss e boas viagens :oD

Ana Rita disse...

Vivemos o dia a dia demasiado depressa, nunca temos tempo... e depois, é demasiado tarde para aproveitar o que já passou. Beijinhos

Anónimo disse...

Estás mto a tempo de viver e saborear cada momento , essa capacidade conquista-se com o tempo é propria do amadurecimento, quem sabe já não o estás a sentir ;)))

beijocas querida!

Anónimo disse...

Eu também tenho a má tendência de não saber apreciar o momento mas estou a esforçar-me. A minha primeira conclusão é que é difícil, tenho a manie de estar sempre a prever e preparar tudo (mentalmente) e depois não aproveito o presente e não saboreio o futuro (que entretanto já é presente, já o vivi antecipadamente, saem planos furados, enfim... uma canseira).
Mas juro que estou a tentar!

Beijos para os 3!