24 outubro 2010

menu semanal (mais cusquisse do que partilha)

Acho que aprendemos imenso acerca de alguém através do que essa pessoa come, ou "diz-me o que comes e dir-te-ei quem te estás a tornar". Pois bem, enquanto movimento tachos, colheres-de-pau e temperos, gosto de fazer duas coisas parvas: 1) imaginar que o Dr. Oz me está a dar pancadinhas nas costas por estar a alimentar a minha família de forma saudável; e 2) imaginar o que os meus amigos (nomeadamente os blogamigos) estão a fazer para o jantar. Não querem satisfazer a minha curiosidade e dar-me um exemplo de um menu semanal? Eu adianto-me e digo o que comemos esta semana. Já agora, eu defino o menu semanal com antecedência e vou às compras em função disso. E, sim, sou uma c@b&@ controladora e faço os meus homens passar fome e comer muitas verdurinhas. Partilhem, partilhem, vá!

Sopas: 
Creme de couve-flor e coentros
Creme de ervilhas
Pratos principais:
Tacos de feijão e queijo com salada
Lombo de porco com ananás e salada
Fettucini de salmão com molho de citronela
Courgettes recheadas de perú e salada
Empadão de atum
Açorda de peixe
Sobremesas:
Maçãs, pêras, uvas e bananas

18 comentários:

Melissa disse...

Sopa é sempre legumes, porque só quem come é o bebé. Quando é prato principal, faço grandes minestrones, canjas à brasileira e sopas de lentilhas, além dum fantástico creme de cenoura e coentros que não tem mais de 100 kcal por prato.

Um menu semanal típico será:

empadão de soja
pescada com molho de tomate
carne com batata-doce no forno
massa com beringela e tomate (há tomate todos os dias, quase)
ovos com salsichas (eu sei...)
cuscus com atum e legumes
peito de frango feito das mais variadas formas.

Não comemos carne de porco normal, só as salsichas, mesmo.

Melissa disse...

E não comemos sobremesa, só o bebé que come frutinha!

Ana C. disse...

Fruta e sopa há sempre e é o pano de fundo de todos os menus, como tenho la Bimby, tenho muita facilidade em ir variando as sopas e fazer uma sopa que adoro de paixão: Sopa de tomate :)
Depois aqui fica a minha contribuição:
-Peitinhos de frango no forno temperados com limão, alho e azeite e batatinhas novas.
-Lombinhos de salmão no forno com bróculos e risoto (ahahah) de tomate bem molhadinho.
-Lombinho de porco no forno com castanhas (congeladas tudo feito em simultâneo) e feijão verde cozido.
-Arroz de atum (o meu é feito com arroz carolino, milho e tomate) de comer e chorar por more.
-Spaguetti bolonhesa com molho caseiro made in Bimby e, agora descobri que mandar picar um lombo de porco e fazer bolonhesa e afins fica cem vezes mais barato do que a carne de vaca e igualmente bom.
- Quiche de tomate e queijo. Compro aquelas bases para quiche e atiro lá para dentro o que me vier à tola e geralmente é tomate que corto aos cubinhos e queijo com salada:)

Anónimo disse...

Como vivemos na montanha, temos de fazer o menú e as compras da semana...
- frango de mostarda no forno e couscous
- papillotes de peixe com legumes (ele faz)
- frango panado com parmesão e feijão verde
- chili con carne
- Mini pizzas caseiras (eu faço a massa)
- batatas fritas e ovos estrelados (menú descarado, mas assim não sentimos falta no resto da semana. Ele faz. :-))

Littlemisstaken disse...

Oh gralha, como fazes as courgettes recheadas com perú? Fiquei curiosa.

Beijinho,
Littlemisstaken.

Melissa disse...

Anacê, quero pormenores dos lombinhos com castanhas.

Ana C. disse...

Melissa é a coisa mais básica do universo. Castanhas congeladas (são caras, mas uma vez não são vezes) e aqueles lombinhos de porco do Continente. Espetas tudo num pirex e temperas o lombinho com alho em pó, folhas de louro, pimentão doce e regas com azeite. As castanhas não levam tempero nenhum, só um fiozinho de azeite e dispões as bichinhas em redor do lombinho :) Dos céus.

Ana C. disse...

Espera, esqueci-me do vinho branco, regas com vinho branco também :) Não é por nada, mas estou a ficar cheia de fome.
gralha também quero pormenores das beringelas recheadas please. Ai que sopeirolas que nós estamos.

Melissa disse...

Faço uma beringela recheada decentíssima, também.

Ei, quanto tempo deixo no forno o lombeco?

Ana C. disse...

Quero receita da beringela :)
Eu não sou muito uma gaja de tempos, porque vou espreitando e vendo se já está. Mas sei lá, nos 180 graus aí uns 3/4 de hora, 1 hora...

gralha disse...

Melissinha, também só faço carne de porco umas cinco vezes por ano. Mas tenho de fazer carnes vermelhas uma vez por semana senão os machos carnívoros da casa matam-me.
Ai Ana C., que saudades de ter castanhas para fazer com o lombo... E creme de castanhas, que bom que é...
Quanto às courgettes, corto-as ao alto, tiro o recheio, que atiro para uma frigideira onde já estava a carne de perú picada a refogar em azeite, muito alho, polpa de tomate e uns ovinhos para ligar. Passo o conteúdo da frigideira, recheio as metades de courgette e cubro de queijo ralado para levar ao forno. Também fica muito bom com atum.

Gaivota disse...

Deixa ver... canja (faço muito porque a criança adora), creme de cenoura, sopa de agriões, frango guisado com muita cebola e vinho rosé, lombinhos de pescada com natas e bacon e puré de batata a acompanhar(o puto é magrinho, precisa de comidas mais calóricas), bacalhau com natas, lasagna, arroz de legumes, legumes gratinados com molho branco e queijo e fiambre e o que houver no frigorífico ou massa gratinada com atum e legumes. De fruta vario pouco, tenho sempre bananas e agora pêras. E claro tem de haver sempre tomate, muito tomate, a grande perdição deste gaiato.

Melissa disse...

E o frango de mostarda no forno, como é?

Anónimo disse...

Melissinha, coisa mais simples para quem tá com pressa!
Abres o peito de frango (em inglês dizem butterfly, em português não sei), sal e pimenta (alho se gostarem, aqui el hombre não gosta, então tenho de calmar as vontades de alho) e barrar com uma colher de café de mostarda de Dijon. Pôr numa travessa com um fio de azeite para não colar, 20/25 minutos no forno a 180°C e voilà. Entre-tanto, pode se continuar a fazer o que se estava a fazer. :-)

Ana C. disse...

Gostei do frango de mustarda da Jo Ann. Se bem que no meu caso, voltar a fazer o que estava a fazer, é provavelmente mudar uma fralda, ou fazer cuchi-cuchi :)
É oficial, parecemos as donas de casa perfeitas.

Vera Dias António disse...

O menu desta semana (jantares, que é quando estamos todos), ao almoço são normalmente restos do dia anterior, pizzas e afins:
- Empadão de arroz com carne de peru desfiada e refogada com muito pimento e tomate;
- Hamburger de peru grelhado com um misto de legumes cozidos e batatas fritas (o pai é viciado, lol);
- Salema no forno com cebolada envinagrada por cima e batata cozida com bróculos;
- Lasanha de frango (leva feijão verde nas camadas, inventei e é optimo, LOL);
- Mimos de pescada de coentrada com batatas fritas, arroz e salada;
Sobremesas só frutinha da horta e agora faço umas maçãs cozidas no micro-ondas com açucar e canela por cima e depois de tirar para eles rego as nossas com licor de mel do meu sogro que é uma maravilha.
Sopas... ontem trouxe canja da minha sogra que dá para 2 dias e depois a minha mãe costuma fazer uma panela grande de qualquer coisa verde e partilha metade.
Olha que exercício tão bom, a verdade é que ainda só tinha 3 refeições agendadas e assim tive que pensar nos recursos do congelador e no que provavelmente vou fazer. Obrigada amiga, podes fazer isto todas as segundas???
Podias era partilhar receitas. Se o fizeres eu partilho a tagine de frango que é maravilhosa e super fácil, tipo tudo no tacho e deixa ferver. O meu sogro que é viviado em caril já disse que o meu frango é melhor que o de caril... nham nham...

Precis Almana disse...

Ê lá, coisas muita boas e sofisticadas! :-)
Uma receita de massa muito simples: coze-se massa esparguete ou qualquer outra; abrem-se latas de atum e põem-se por cima da massa; tempera-se com molhanga de azeite, vinagre, oregãos e alcaparras.

As minhas refeições têm sempre sopa sempre das mais esquisitas - uma muito boa é de abóbora com cebola e lentilhas laranja - e têm sempre fruta. Pelo meio são saladas de queijo fresco, saladas com tofu, bifes cortados aos pedacinhos cozidos com jardineira em caldo de legumes, frango grelhado com salada, espinafres com alho salteados (do continente) com peixe cozido ou com grão, salmão grelhado com salada, salmão no forno embrulhado em papel de alumínio com alho francês, etc... Esta é a versão menus dieta. Sem dieta tenho outros mas há muito que não uso :-(

gralha disse...

Vera, e lasanha de atum com bróculos, já experimentaste?
Também costumo fazer tajine :)