30 novembro 2006

causas

Para que não me acusem de sectarismos, hoje levanto a questão da discriminação sexual dos dois lados da "barricada":

O que é isto de um anúncio em que um marido/pai é abandonado porque não instala a TVCabo? Já nem estou a falar do ridículo e caprichoso que é fazer esse tipo de exigência mas porquê exigi-lo ao pai? A mãezinha por acaso não pode trabalhar? Não será ela o principal sustento do agregado familiar? O que é isto de ainda descarregarmos sobre os ombros masculinos a responsabilidade pelas questões financeiras. Meninas que precisam que os namorados/pais/maridos preencham a declaração de IRS: ponham o braço no ar.

E outra coisa com consequências bem mais graves - a violência sobre as mulheres. Sim, os homens também são vítimas de violência doméstica mas comparem as estatísticas. Por que é que tanta gente continua a ficar calada? Mais do que devido aos factores socioeconómicos, que pesam (e muito!), acho que eles sabem escolher as vítimas. Mamãs e papás deste país: por favor criem filhas que acreditem nelas próprias. Que estudem, invistam nelas e não deixem que ninguém lhes toque da maneira errada. Que ninguém lhes tente tirar a dignidade. Sobre isto, a Aministia Internacional tem uma campanha a decorrer. Deixo-vos este vídeo.

Já agora, bom fim-de-semana e aproveitem o este sol maravilhoso.

6 comentários:

Ana Rita disse...

concordo, concordo, concordo!
:-)
Bom fim de semaaaanaaa XL!

Anónimo disse...

Pois... cá para as minhas bandas houve marcha contra a violência no domingo mas... ninguém comparaceu salvo promotoras e alguns familiares próximos. Ainda perguntaram à minha mãe: "Mas aquilo é para quem apanha?". Santa ignorância mais o medo de se ser associado a este problema... Terras pequenas... (algumas) mentes pouco maiores!

É assim!!!

Bom fim-de-semana!

Perola Granito disse...

Bom fim de semana ;)

Anónimo disse...

Aplaudo de pé este teu post!
Sou filha de um casal onde por opção a minha mãe deixou o trabalho de sucesso para educar os filhos, mas na sua educação sempre me disse que deveria ser auto-suficiente e n desejar NUNCA depender de ninguém!

Confesso que tive sp uma vidinha mto fácil onde quase bastava estalar os dedos para satisfazer as necessidades. Mas , respeitado o que a minha mãe me ensinou , depois do curso acabado saí de casa , aprendia a viver sózinha , sem as ajudas de sp.
Hoje acho q só tenho forças para criar um filho sózinha devido ao q aprendi!
E sim, fui eu que preenchi sp os impressos de IRS do André

LOOOOOOOOOOOOOOOL
beijos!

Sara MM disse...

pois aqui ele é que precisa de mim pra preencher o IRS!!!!

e se alguém pusésse Cabo era eu... por causa dos campeonatos de Patinagem na Eurosport, mais nada :oP


Bjss e bom fds!

jgp disse...

Olá! Concordo com tudo!!!
Obrigada pela visitta ao meu cantinho. Já dei uma voltinha (pequenina) por aqui e gostei mto, acho que vou voltar.
Bjs e parabéns pela gravidez